Catarina é uma menina que não
pode ver nenhum treco pelas ruas da cidade que ela cata e transforma em obra de
arte. Expõe suas obras nas ruas. Ao mesmo tempo em que torna a cidade bela,
provoca um estado de fruição nas pessoas.
Com este gesto Catarina nos leva
a refletir sobre a necessidade e a importância de desenvolver ações dentro da
escola que possibilite e potencialize os processos de criação, reflexão e
conscientização da importância da arte nos processos de construção de uma
consciência ambiental sustentável.
O objetivo deste projeto é
permitir que a criança vivencie de alguma forma a história da Catarina. Para
tanto provocamos ações que sensibilize e potencialize a vivência da própria
Catarina. Essas ações serão pontuais, pois trata-se de um projeto de fruição da
arte. Pretende-se realizar 10 intervenções em que serão realizadas
apresentações artísticas da contação e encenação teatralizada da História
Catarina Cata Treco, e oficina de vivencia e experiência da história pelas
crianças.
A arte cada vez mais vem sendo uma ferramenta
pedagógica de grande importância nas discussões de temas que envolvem a
sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este projeto potencializa reflexões,
na medida em que, expomos as crianças e as professoras a vivenciar as
experiências de Catarina.
A obra artística de certa forma representa o que um nicho
da sociedade pensa. O artista usa a matéria que está ao seu alcance, e por mais
que sua obra seja uma ficção, ela sempre demonstra um pouco da realidade que o
cerca. Na obra em questão a personagem central, a Catarina, acredita que o
gesto de catar os trecos da rua e transformá-los em obra de arte podem mudar a
realidade de sua cidade, na medida em que as pessoas podem vivenciar
experiências subjetivas, próprias da fruição da arte.
Somos quase dois
bilhões de pessoas no mundo. Imagine a quantidade de lixo que produzimos
diariamente! A consciência de ser no mundo gera um pensamento de interação, não
estamos sós, consequentemente, de que precisamos sim olhar pro lado e perceber
o outro. A criança enquanto brinca aprende e resolve seus dramas. Salientamos
que as matérias estão no mundo, cabe a nós observa-las e perceber as sua
potencialidades e transformá-las em obras de arte.
O projeto é patrocinado pelo Instituto Marca Ambiental IMADESA e faz parte do Programa Ciranda do Saber


Nenhum comentário:
Postar um comentário