quarta-feira, 2 de julho de 2014

Apresentação

Catarina é uma menina que não pode ver nenhum treco pelas ruas da cidade que ela cata e transforma em obra de arte. Expõe suas obras nas ruas. Ao mesmo tempo em que torna a cidade bela, provoca um estado de fruição nas pessoas.  

Com este gesto Catarina nos leva a refletir sobre a necessidade e a importância de desenvolver ações dentro da escola que possibilite e potencialize os processos de criação, reflexão e conscientização da importância da arte nos processos de construção de uma consciência ambiental sustentável.

O objetivo deste projeto é permitir que a criança vivencie de alguma forma a história da Catarina. Para tanto provocamos ações que sensibilize e potencialize a vivência da própria Catarina. Essas ações serão pontuais, pois trata-se de um projeto de fruição da arte. Pretende-se realizar 10 intervenções em que serão realizadas apresentações artísticas da contação e encenação teatralizada da História Catarina Cata Treco, e oficina de vivencia e experiência da história pelas crianças. 

A arte cada vez mais vem sendo uma ferramenta pedagógica de grande importância nas discussões de temas que envolvem a sustentabilidade ambiental. Acreditamos que este projeto potencializa reflexões, na medida em que, expomos as crianças e as professoras a vivenciar as experiências de Catarina.

A obra artística de certa forma representa o que um nicho da sociedade pensa. O artista usa a matéria que está ao seu alcance, e por mais que sua obra seja uma ficção, ela sempre demonstra um pouco da realidade que o cerca. Na obra em questão a personagem central, a Catarina, acredita que o gesto de catar os trecos da rua e transformá-los em obra de arte podem mudar a realidade de sua cidade, na medida em que as pessoas podem vivenciar experiências subjetivas, próprias da fruição da arte.

Somos quase dois bilhões de pessoas no mundo. Imagine a quantidade de lixo que produzimos diariamente! A consciência de ser no mundo gera um pensamento de interação, não estamos sós, consequentemente, de que precisamos sim olhar pro lado e perceber o outro. A criança enquanto brinca aprende e resolve seus dramas. Salientamos que as matérias estão no mundo, cabe a nós observa-las e perceber as sua potencialidades e transformá-las em obras de arte.

O projeto é patrocinado pelo Instituto Marca Ambiental IMADESA e faz parte do Programa Ciranda do Saber


Nenhum comentário:

Postar um comentário